sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A minha prima Zulmira e a questão dos minaretes

A minha prima Zulmira anda zangada. Entrou casa dentro, afogueada e a gesticular contra aqueles parvalhões insensíveis que vivem lá para o meio da Europa rodeados de chocolates, relógios e bancos com contas secretas.

Então aqueles gajos lembraram-se de fazer um referendo para perguntar às pessoas se queriam proibir que se fizessem mais minaretes lá na terra deles?
É indecente, desumano e revelador de uma tacanhez mental que não lembra o diabo, dizia ela enquanto andava de um lado para o outro com as mãos nas ancas.
Que têm eles que se meter naquilo que há de mais íntimo da vida de cada um? Que direito tem a minha vizinha do lado de me dizer o que devo usar para chamar os meus devotos? Ora essa.
E lá foi ela porta fora a falar sozinha contra a insensibilidade e mau gosto dos suíços.
Quem diria que a minha prima Zulmira, sempre tão conformada e desatenta das grandes questões, leitora das revistas cor-de-rosa e seguidora de quatro telenovelas ao mesmo tempo, se iria indignar por causa dos minaretes que os suíços não querem que se façam.

Em http://pt.wikipedia.org/wiki/Minarete
Minarete (do turco minare,[1] por sua vez do árabe منارة ou مئذنة, transl. manāra, "farol") é a torre de uma mesquita, local do qual o almuadem anuncia as cinco chamadas diárias à oração. Os minaretes, que também recebem o nome de almádena, são normalmente bastante altos se comparados às estruturas que o circundam.

2 comentários:

  1. Conheço a tua prima Zulmira.

    É que também já morei no Barreiro, onde a senhora é muito popular...

    Por isso não me espanta que ela se bata contra uns tipos (neste caso, suíços) que decidiram não fazer minaretes...

    ResponderEliminar
  2. Os suiços são assim como outras coisas da vida, têm aquele ar civilizado, vaquinhas em prados de postal, chocolates, mas vivem de depósitos bancários obscuros, mais do que neutrais sempre foram "adaptaveis" a todas as situações e xenofabos, muito...

    beijos

    ResponderEliminar