quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Coisas do baú das prosas

Andei no baú das coisas que por vezes escrevo e escondo. Encontrei um texto sem data e, provavelmente, sem sentido. Porque escolhi este espaço para colocar o que não é suposto ser colocado, aqui vos deixo algo que escrevi num dia em que, provavelmente, estaria pouco recomendável.

Esplanada

Na sexta-feira passada parei numa esplanada fantástica. Um restaurante entre São Torpes e Porto Covo. Virada para o sol no momento em que ele se põe. Abrigada.
Para aquela esplanada levava uma máquina fotográfica, um livro e capacidade de observação. Pedia um vinho branco, fresco. Esperando pelo anoitecer, esperando que alguém surgisse do nada e pedisse para se sentar em silêncio. As palavras cada vez mais me atrapalham os sentidos.
Depois, quando Sol penetrasse o Mar naquele momento único e mágico, fumaria um cigarro a meias. Fumar um cigarro a meias pode ser uma forma sublime de beijar.
Emprestariamos as mãos um ao outro, para descobrir as linhas em que não nos queremos enredar. E assim ficaríamos a noite toda, esperando o amanhecer em cada um.
A esta hora perguntam-me mas afinal para que querias tu o livro e a máquina fotográfica. Eu explico. O livro porque me dá um ar inteligente (principalmente se escrito noutra língua qualquer), a máquina fotográfica para a eventualidade de não aparecer ninguém e eu não poder parar o tempo no teu olhar.

8 comentários:

  1. Ainda bem que esse baú não foi atingido por alguma humidade ou qualquer outro fenónemo que pudesse pôr em risco o seu conteúdo! Mais cedo ou mais tarde, o Inverno vai chegar. Não será uma boa altura para pôr cá para fora outras "relíquias" que certamente estão dentro baú? Fica o desafio!

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui temos um texto poético embora se trate de prosa, sob o ponto de vista formal (muito gosto eu de falar/escrever sobre coisas das quais nada sei).

    Num primeiro instante, reajo mal: a poesia não enche barriga!

    A lembrança de Gedeão faz-me recuar: "...Todo o tempo é de poesia! Desde a arrumação do caos, até à confusão da harmonia!..."

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. alberto,é melhor não ficares zangado com o eduardo,porque ele é assim.

    adora escrever nessa maneira poética, e talvez não conseguisse viver sem ela.

    ResponderEliminar
  4. essa de emprestar as mãos um ao outro tem que se lhe diga...:))

    ResponderEliminar
  5. "Nem às paredes confesso" dizia o Tony de Matos, e lá tinha as suas razões. Há paredes que têm espelhos com o dom de distorcerem a nossa imagem e principalmente o nosso olhar.
    Os baús da nossa criatividade e da nossa imaginação nunca correm o risco de perderem o seu tesouro nem a validade da sua substância.
    Acautelemos o seu recheio precioso das paredes com "espelhos mágicos".
    Mas gostei, gostaria de ter estado na esplanada, mas noutra mesa porque não fumo cigarros.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Belíssimo texto Eduardo!

    ...
    ó subalimentados do sonho!
    a poesia é para comer.

    Natália Correia

    Formas de ver Alberto... :-)

    ResponderEliminar
  7. Obrigado, Sílvia!
    Essa tirada da Natália Correia não poderia vir mais a propósito.

    ResponderEliminar
  8. Como sei e entendo o que escreveste.
    obrigada por partilhares comigo uma coisa tão tua.
    um beijinho

    ResponderEliminar